Xgen na Pipeline

  1. Introdução
  2. REF (Rigging)
    2.1. Guides
  3. LOOK_DEV
  4. ANIM
  5. RENDER
  6. SIM
  7. Ferramentas
  8. Dicas e limitações
  9. Referências sobre Xgen

Introdução

Atualmente, o Xgen do Maya está dividio em dois tipos: XGen Interactive Grooming e XGen Geometry Instancer. A maioria das ferramentas desenvolvidas até agora são para o uso do XGen Interactive Grooming que chamaremos de Xgen interativo nessa documentação. Essa versão do Xgen foi introduzida no Maya 2017.

REF (Rigging)

Guides
A criação das guides deve seguir um padrão dentro da cena de REF para o correto funcionamento das ferramentas Cleanup e Publish Animation da pipeline.

As guides devem estar no grupo DATA num grupo chamado HAIR_GUIDES, podendo ter sub-grupos para melhor organização das curvas, como no exemplo abaixo:

LOOK_DEV

É nesta cena que o Xgen deve ser criado e publicado. Nele pode ser referenciada a cena de REF do personagem ou a cena de ABC_CLEAN.

Para criar o LOOK_DEV com o ABC_CLEAN bastar usar a ferramenta Vetor Zero >> Look Dev Tools >> Create Look Dev from REF.

É possível criar mais de uma cena de LOOK_DEV para distribuir o trabalho entre artistas. Neste caso, em cada cena de LOOK_DEV deve ser usada a ferramenta Publish Xgen File.

ANIM

Ao publicar uma animação através do Publish Animation da pipeline, a ferramenta procura em cada REF por Xgens interativos publicados a partir de LOOK_DEVs. Caso sejam encontrados, a ferramenta importa os presets, aplicando-os sobre a REF animada, e os exporta no formato de Cache.

Isso torna o processo demorado pois a ferramenta publica a animação, no formato Alembic e depois o cache de cada Xgen, também no formato Alembic.

Existe uma opção na janela do publish para não gerar o cache do Xgen interativo. Não é recomendado desmarcá-la porque essa opção ligada garante que todas as animações geradas vão ter caches corretos de Xgens interativos. Mas também é possível gerá-lo separadamente depois. O exporte do Xgen interativo sem a geometria só é possível se existir alguma publicação de geometria anteriormente, pois ela sempre tentará sobreescrever a última versão existente de cache de Xgen interativo.

RENDER

O cache do Xgen interativo de cada personagem é carregado automaticamente junto com o cache de sua geometria, através da ferramenta Select Animation. Se o cache de Xgen existir, o Xgen associado será criado com um node de cache. A alteração desse cache só é possível com uma nova publicação da cena de ANIM ou SIM. Se o cache não for encontrado para uma cena que já tem o node de cache, o caminho do alembic será limpo e ficará vazio.

SIM

O propósito deste tipo de cena na pipeline é de adicionar uma etapa de simulação (SIM) após a animação (ANIM), antes do render (RENDER). A cena de SIM pode ser criada tanto com o ABC_CACHE, através da ferramenta Select Animation, tanto quanto referenciando diretamente a própria cena de ANIM.

No caso da cena criada com a ANIM referenciada, pode-se utilizar o Load Xgen File trazendo o Xgen interativo publicado no LOOK_DEV para ser utilizado na simulação.

No caso das cenas criadas com o ABC_CACHE, através da ferramenta Select Animation, serão criados automaticamente os nodes do Xgen interativo com Cache. Se forem necessários os modificadores que criaram o Xgen interativo na simulação, o recomendado é apagar os nodes criados automaticamente e carregar a publicação do LOOK_DEV utilizando o Load Xgen File.

A publicação das simulações feitas na cena de SIM ocorre da mesma forma que a publicação da animação, ou seja, através da ferramenta Publish Animation, que permite a geração apenas do cache do Xgen interativo.

Obs: Salvar a cena com o tipo “SIM” antes de fazer o load do Xgen interativo.

Ferramentas

  • Vetor Zero >> Xgen tools >> Publish XgenFile
    Publica o Xgen interativo para ser reaplicado em outras cenas que usem a mesma REF. A interface está divida em duas partes, pois no caso do Xgen interativo precisamos publicar um por vez, por isso uma recomendação é mandar publicar um node e acompanhar com o botão de “Refresh” para saber se ele foi publicado e só depois mandar a publicação de outro. No outro caso, todas coleções que estiverem na cena serão publicados.

  • Vetor Zero >> Xgen tools >> Load Xgen File
    Importa para a cena atual o Xgen interativo (preset) exportado do LOOK_DEV e aplica nas referências correspondentes. Caso existam várias referências, vários serão criados. Para o importe de caches, precisamos usar o Select Animation.

  • Vetor Zero >> Xgen tools >> Export Xgen to vrscene files
    Usado pelo Xgen Geometry Instancer para transformar os pelos criados com ele em vrscene.

Dicas e limitações

Algumas considerações que foram percebidas durante o uso são :

  • Cabelo desaparece com material de V-Ray na viewport 2.0 quando ela está no “GL Legacy” (link V-Ray)

  • Com os nodes de Xgen escondidos (hide) a troca de frames fica bem mais leve, então é bom agrupar os nodes de Xgen interativo da cena para ficar mais fácil manipular a visibilidade de todos

  • Em algumas máquinas o comportamento do Xgen interativo funcionou melhor com a viewport 2.0 com DirectX11

  • A animação com o Xgen interativo na cena funciona melhor no modo “DG”

  • É bom ter um frame antes da animação na pose neutra, pois para carregar o preset na posição correta a mesh precisa estar na posição na qual o Xgen interativo foi criado.

  • Salvar a cena com o tipo “SIM” antes de fazer o load do Xgen interativo

  • Os nodes de Xgen interativo devem ser publicados um por vez, por isso uma recomendação é mandar publicar um node e acompanhar com o botão de “Refresh” para saber se ele foi publicado e só depois mandar a publicação de outro.

Referências sobre Xgen

Alguns links sobre Xgen:

1 curtida

O @daniloenoki fez alguns testes e percebeu que é bom publicar o Xgen sem shader (com o lambert1), pois quando exportamos o Xgen com shader, cada parte exportada vai com uma cópia do material e no importe vários materias são criado.

Além disso, o Xgen traz um shader que parece ser o das guides dele, então, é recomendável usar o delete unused nodes para remover materiais que não são usados.

Parece que o Xgen interativo pode apresentar algumas diferenças no importe dos presets:

https://forums.autodesk.com/t5/maya-modeling/xgen-interactive-groom-presets-get-offset-when-imported/td-p/7187016

Então, para cenas que exigem mais precisão, pode ser melhor usar uma outra alternativa.