Recentemente em uma discussão sobre utilização e capacidade do P, falando sobre versões de Render e quanto isso pesa e etc., apresentei uma ideia antiga - que nem foi minha - de manter no P apenas as 4 últimas versões de render, sendo assim:
v01 v02 v03
Ao surgir uma nova versão, o Asset iria renomear a pasta v01 para v01_old, ou seja:
v01_old v02 v03 v04
Ao surgir a próxima versão, o Asset apagaria a pasta _old e renomearia a próxima pasta para _old, ou seja:
v02_old v03 v04 v05
Ao renomear uma pasta para _old, as COMPs que utilizam material desta pasta irão quebrar, porém o material ainda poderá ser recuperado da pasta _old, enquanto ela não for apagada.
O @Alceu complementou a ideia sugerindo que o Asset não apague nenhuma pasta, apenas renomeie para _old, da seguinte maneira:
v01_old v02_old v03 v04 v05
Sendo que no término do projeto, antes de ser enviado para Backup, todas as pastas _old serão apagadas. Desta forma, o coordenador tem que garantir que nenhum material importante esteja dentro de uma pasta _old: se estiver, deve ser movido para uma pasta valendo.
Gigio, na verdade, eu tinha pensado numa única pasta, chamada “OLD”, pra onde seriam movidas as v1, v2, etc. O efeito seria o mesmo, mas enxergaríamos uma pasta de render com menos entulho. Mas não tenho certeza de que isso seja melhor que o que você descreveu.
Não acho que esta solução vá ajudar a diminuir o espaço utilizado no P, afinal, a única ação aqui foi mover uma pasta para dentro de outra pasta, o espaço continua a ser ocupado.
Minha sugestão seria pegar esta pasta mais antiga e movê-la para o servidor de manobra, em uma pasta de projeto “temporário”. Limite o número de versões para 4 e quando surgir a versão 5, zipe a pasta da versão 1 e mova para o outro servidor, e assim por diante. Na hora de fazer backup, só o que estiver no P é o que vale, o que estiver no servidor de manobra pode ser descartado.
O problema desta solução é que este servidor de manobra já vai nascer lotado, coitado. E corremos o risco de termos usuários que acreditam que o P tem espaço infinito, mas não sabem que o servidor de manobra pode estar sendo rapidamente entupido com diversas versões antigas.
@Cadu, gostei desta ideia de mover o render antigo para um servidor temporário. Podemos até mesmo manter menos versões de render no P, por exemplo 3, e as demais vamos automaticamente movendo para outro local, ficando ainda disponíveis para recuperação em caso de necessidade durante o projeto. No final do projeto, apenas o render que estiver no P iria para backup.