Ola,
Queria deixar anotado aqui, sobre observações no comportamento/desempenho da maya com algumas versões de driver NVIDIA ou possivelmente algumas placas de video.
Em ultimos 2 meses, algums artistas vieram pra mim pedir ajuda sobre diversas problemas na maya, isolado normalmente em desempenho, ou percepção de lentidão. algums desses problemas foram resolvidas mudando engine do Viewport 2.0 para utilizar Direct X (Microsoft API para GPU).
Casos resolvidos com troca de engine:
- Julia Lemos chamou por causa de inesperada utilização alta de processamento, em quanto tentou usar ramp widget no attribute editor
- Alceu pediu ajuda com Maya IPR com V-Ray, porque mudando algum elemento na cena, camera ou area light, não estava atualizando (immediatamente) render ao vivo.
Algumas maquinas teve outro problema, que varia entre viewport 2.0 não funcionando, até crashes da maya e instabilidade em geral.
Depois analise, foi descoberto, que essas maquinas, estavam usando driver da NVIDIA recente, inves ao ser certificado pelo Autodesk. No site do Autodesk support, existem documentos com planilhas de placas de video Geforce e Quadro, versões do driver e sistema operacional que foi testado e certificado pelo Autodesk (estou assumindo que mesmos drivers foram usados para desenvolver propria Maya, e utilizar APIs do NVIDIA).
Minha recommendação para TI é usar esses planilhas para determinar qual versão do driver instalar na maquina (Um dia, isso poderia ser automatizado pelo Puppet!
) Caso placa de video não é na planilha, melhor tentar um driver da epoca que placa de video estava na mercado, inves ao mais novo.
Maquina do Danilo teve mais um caso interesante, sendo que ele tem maquina nova, com Windows 10, e placa nova do NVIDIA. Ele reclamou sobre lentidão pequena na maya, travadas pequenas, que atrapalhava trabalhos com modelagem.
Depois analise, determinei que tipos de travadinhas observadas no viewport, coincidem com aumento ou diminução da frequencia do GPU (Core clock), e naturalmente, isso acontece quando temos Power management ativado, onde driver diminui frequencia do processador da placa para economizar energia.
Desligando power management da placa de video no NVIDIA driver, e do CPU (just in case!) no BIOS, problema foi resolvida. Acho que deve ser um comportamento com algumas placas mais novas.
Seria interesante avaliar opção de utilizar Direct X como padrão na empresa, e inclusive fazer testes das maquinas do animadores/riggers, onde OpenGL é padrão, porque, como @claudia explicou, com Direct X não estava aparacendo textura no viewport.
Podemos tentar instalar uma versão do Direct X nova (pois Windows 7 vem com alguma mais antiga) e tambem, instalar drivers da nvidia certificado para ver se resolvermos problema.
Outro caso onde OpenGL é neccesario é Yeti, que não mostra hairs no viewport utilizando Direct X. Isso é bem esperado, sendo que Yeti é um plugin cross-platform que é compilado para 3 sistemas operacionais, é maneira mais simples para eles é ter supporte do OpenGL. Por agora não temos work-around, do que utilizar OpenGL em caso do trabalho com Yeti.